E assim passou mais um ano. Ouvi muita música, vi muitos filmes(mas muitos ainda ficaram por ver), e pela primeira vez posso afirmar que a rádio começa a fazer parte da minha vida assim como alguns bons programas que agora aparecem no canal do estado.No campo da música, este 2007 foi forte em edições mas também em concertos no nosso país. Começando pelo Super Book Super Rock que foi de longe o festival do ano(e eu que não consegui ir), passando por alguns bons momentos nos festivais de verão, principalmente em Paredes de Coura, no qual tive o prazer de marcar presença. Se pensarmos bem, os grandes nomes da música dita alternativa estiveram em peso em Portugal. Resta continuar e, se possível, descentralizar um pouco mais a cultura. Há outras cidades para além de Lisboa. Este ano penso que ficou bem evidente que continuamos com o vício centralista.
No campo da rádio, pela primeira vez, comecei a ter um maior contacto com ela no que diz respeito à descoberta de nova música. Refiro-me, claro está, ao programa da antena3 os Bons Rapazes. Por este caminho é se deve ir! Na televisão o destaque vai mesmo para o "Diz Que É Uma Espécie de Magazine", o único programa de humor na nossa televisão. Há coisas mais à frente, é certo, como foi "O novo programa de Rui Unas" que não durou muito tempo, infelizmente, ou até mesmo o "Vai tudo abaixo". Mas, no geral, o "Diz Que É uma Espécie De Magazine" é mesmo para ver com a família toda, e isso já ganha alguns pontos a mais. Na ficção, agrada-me ver "Conta-me como foi". Acho uma delícia ver aquilo. Super bem filmado, com excelentes interpretações e com um contexto social muito bem retratado. Uma maravilha como há muito não via na televisão de todos nós.
No cinema, outra das minhas paixões, não me restam qualquer dúvidas quanto ao grande vencedor. Trata-se da obra-prima desenhada por Quentin Tarantino para Death Proof. Um fime absolutamente fantástico!
Nas edições discográficas houve belas surpresas. Não estranhem o facto dos Kings Of Leon me terem conquistado com este "Because Of The Times". Não entrou no ouvido logo à primeira. Com o tempo e depois de várias audições confesso que adorei o disco. Passei, então, a gostar de uma banda que até a esse momento me era indeferente, e a culpa disso são mesmo as canções "On Call", "My Party", "True Love away", "Trunk" e ainda "Arizona".
O Rock, como mercidamente deve ser representado, esteve a cargo dos geniais Queens Of The Stone Age com "Era Vulgaris". Um disco carregado de belas melodias Rock, feitas de guitarras nervosas e refrões que assentam que nem uma luva neste imaginário de fumarada densa. Um disco arrebatador que conta com verdadeiros hinos, como por exemplo; "Sick Sick Sick", "Into the hallow" e "Misfit Love". Contudo, cedo se adivihou que este era um ano que prometia, pois como sabem, o senhor James Murphy lembrou-se de fazer um disco de uma qualidade incrível. "Sound Of Silver" traz de novo uns Lcd Sounsystem que provam que o seu anterior disco de estreia não foi por acaso. Regressam, mas regressam bem mais afiados. Misturam o rock cru com as batidas luxuas de uma electrónica fabricada nos finas de 70. Resultado?...um disco replecto de grandes canções como são, "Get Innocuos", "North America Scun", "All My friends" e ainda a estrondosa "Us v Them". Depois disto, não esquecer que houve ainda espaço para algumas estreias bem interessantes, como foi o caso dos 1990s, Klaxons e New Youn Pony Club.
E foram estes alguns dos momentos que marcaram a minha passagem por 2007.
Espero que 2008 venha em força e que me possa dar mais belos momentos quer a nível músical como também no cinema e, principalmente, na minha vida pessoal, mas esta última trata-se na altura da passagem de ano quando tiver a comer as passas..os míticos desejos!eheh.
>>Desejo-vos um Feliz Natal e um Bom 2008.
>> seguem-se os meus discos de 2007, sem qualquer ordem de preferência.
!!! - myth takes
LCD SONDSYSTEM - sound of silver
QUEENS OF THE STONE AGE - era vulgaris
BLACK REBEL MOTORCYCLE CLUB - baby 81
ARCADE FIRE - neon bible
ART BRUT - its a bit complicated
KINGS OF LEON - because of the times
SHITDISCO - kingdom of fear
1990s - cookies
KLAXONS - myths of near future
NEW YOUNG PONY CLUB - fanystic playroom
JUSTICE - cross
RADIOHEAD - in rainbows
LIARS - liars
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::