quarta-feira, julho 18, 2007

DIGITALISM




















Esperançado que um dia se lembrem de trazer estes rapazes ao Porto, infeleizmente não depende de mim, lembrei-me então de falar do seu disco de estreia editado à pouco tempo, refiro-me a "Idealism" obra assinada pela dupla alemã Digitalism. Na minha opinião este 2007 fica marcado pelas sonoridades mas electrónicas. Penso que nunca um ano discográfico teve tantos e bons projectos com base electrónica. Os exemplos vão mesmo para estes Digitalism, Justice, !!!, Lcd Soundsystem, The Whip, NEW YONG PONY CLUB, Foals, The Black Ghosts, Shakes, Performance, Daggers, Shitdisco entre outros. Poderei estar errado em relação a esta análise, mas, sinceramente, não me lembro de ouvir tantos projectos vindos da electrónica. Estes Digitalism, são, um dos bons exemplos da boa colheita electrónica que se tem vivido. Um disco de estreia editado recentemente, com produção bem trabalhada e, mais que tudo, bem direccionado. Quem o ouve sabe perfitamente do que estou a falar. Basta chegar à segunda faixa para perceber que esta dupla não brinca em serviço. Batida forte e dançante para "Zdarlight". E como não vivem só de dança electrónica, o momento seguinte é o momento certo para esclarecer as dúvidas quanta à versatilidade desta dupla, "I want, I want" junta guitarras do pós-punk e brilha com a maquinaria sempre pronta e afindada para nos fazer mexer o corpo. Fantástico! Depois é só estar pronto até chegar a um dos momentos altos deste 2007, para mim, uma das cançõs da minha vida..chama-se "POG". Perfeita, Perfeita....Perfeita!!!!!!! Bem acima da média é também "Anything new" uma excelente e electrizante batida que joga com pausas de teclados e guitarras nervosas.
Para mim, os Digitalism conseguiram fazer um disco muito bom. Intelingentes na conjugação da electrónica e ritmos de guitarra. Nem sempre esta conjugação se verifica, é certo, mas quando se dá, resulta bem..muito bem!


Fiquem com o grandioso single "Pogo"....que maravilha!!!!!!!!!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

5 comentários:

Frankenweenie disse...

Idealism é dos meus álbuns favoritos deste ano na área da electrónica.A par dos franceses Justice, os Digitalism representam o que de melhor se faz na música de dança nos dias de hoje.Apesar de adorar o single Pogo penso que ele se encontra um pouco deslocado no contexto do álbum.

http://frankenweeniegoestohollywood.blogspot.com/

(ainda está no início!)

playlist disse...

Frankenweeine, concordo contigo no que diz respeito ao álbum Idealism. É sem dúvida um grande disco. Mas discordo quanto ao single Pogo. Acho fundamental que este single entre para o alinhamento do disco. É este e mais alguns temas que já referi no texto que tornam o disco versátil. Ouvimos a melhor electrónica, como também ouvimos a melhor electrónica com rock, como também ouvimos a electrónica e pop orelhuda (como é o caso de Pogo).
Tudo isto muito bem conjugado faz de Idealism um disco do caraças!

Strumer disse...

Sem dúvida que 2007 tem sido um ano com muito ritmo electrónico! grandes referencias (não esquecendo só os simian mobile disco...;) ) sendo que idealism é mesmo do melhor que anda por aí..grande album! new young pony club começaram bem mas agora já não posso com eles...enfim;)

abraço

Anónimo disse...

os digitalism são uma verdadeira seca!! no ano passado em paredes de coura eles apenas fizeram ruído mas se gostam de chamar música a essa treta quem sou eu para fazer julgamentos...

António

playlist disse...

Viva António!

Não tenho muito a dizer. Nestas situações só tenho a lamentar o facto de não gostares dos Digitalism.

Não sei o que é para ti ruído??? e tb seca?????.....será a maquinaria electrónica?????