segunda-feira, novembro 09, 2009

POST ESCRITO : 9/11/2009. 20 ANOS MURO DE BERLIM

Passaram 20 anos depois da queda do mais emblemático símbolo da guerra fria. É verdade que não tinha idade para perceber o que se passava na noite mágica de 9 de Novembro de 1989. Tinha 4 anos nessa noite e, infelizmente não assisti nem pude vibrar com a queda do muro de berlim.

Contudo, e como gosto de história, posso ter uma palavrinha a dizer quanto ao dia de hoje. A verdade é que fiz erasmus na Polónia o que me permitiu ir a BERLIM, uma das cidades que mais ansiava conhecer. Fiquei fascinado pela cidade. Provavelmente a cidade que mais me marcou até hoje, pela sua cultura, simpatia, e contraste.
A verdade é que os alguns dos meus melhores amigos que criei em erasmus foram alemães, por incrível que pareça. A idea geral é que são frios e mal encarados, mas ou tive sorte ou então temos uma ideia errada dos alemães. Um deles, o Torsten, era da antiga RDA. Mais velho que eu, tinha 7anos quando o muro caiu. Lembrasse de achar que se vivia bem na RDA, tuudo porque não conhecia outro sistema. Era normal para ele, não ser permitido usar t-shirts do mickey na escola, pensar que do outro lado, RFA, eram nazis( sim eles mostravam vídeos às crianças dos nazis acusando a RFA) assim como pensar que o Trabant era um carro de luxo.

Não é fácil explicar a queda do muro do ponto de vista político..mas uma uma coisa é certa, a liberdade conquistou-se e o fim de um grande regime perigoso e controlador do pensamento acabou!!!!

Sem comentários: