quinta-feira, dezembro 31, 2009

2009: 10 ÁLBUNS, 9 FILMES.




Álbum do ano : "It's Blitz" dos Yeah Yeah Yeahs.


- PHOENIX - WOLFGANG AMADEUS PHOENIX
Excelente trabalho destes franceses, PHOENIX. Desenharam canções pop de belo requinte. Emotivas e orelhudas o suficiente para marcarem o ano de 2009.

- JUNIOR BOYS - BEGONE DULL CARE
Ao terceiro disco de originais, os Junior Boys, continuam a criar ambientes quentes e sensuais. Sem grandes surpresas, é certo, na sonoridade que nos têm oferecido desde 2004, a dupla canadiana ainda assim consegue reunir um conjuntos de canções que nos fazem aquecer e emocionar, como por exemplo em " Dull to pause" e "The Animator" que, na minha opinião, é do melhor que fizeram até ao momento.

- GOLDEN SILVERS - TRUE ROMANCE
Mais uns a estrearem-se em 2009. E convenceram-me com o seu debut, True Romance, que vem dar um ar interessante à música pop feita nesta década. Anos 60, 70, 80 ou 90?? Esta rapaziada bebeu um pouco de cada uma e misturou tudo na sua alma com um resultado absolutamente surpreedente e, digamos, viciante. Por vezes, surge-me estar a ouvir referências de música pop feita por uns Beatles, por vezes de um Morissey acústico, ou uns blur ainda em fase de brincadeira nas suas sessões dançantes. Resumindo, isto são canções pop que nunca deixam de piscar o olho à pista de dança.

- DESIRE - II
Claramente um dos acontecimentos do ano, com este “II” a servir o que de melhor a editora "Italians Do It Better" tem em catálogo. Lindíssimas canções que nos levam para caminhos recheados de belas paisagens, silêncios e paixões. “Don’t Call”, “ Under your spell”ou “Colourless Sky” são disso exemplo.


- WHITE LIES - TO LOSE MY LIFE
Foi dos discos que mais ouvi e que mais me acompanhou quando estive fora do país, no meio da neve e do frio. Belíssimas canções das quais destaco a maravilhosa e inesquecível "Fifty On Our Foreheads". Óptima estreia.

- WHO MADE WHO - THE PLOT
Os dinamarqueses WHO MADE WHO regressaram aos discos, neste caso ao seu segundo trabalho de originais, fazendo uma mistura inteligente e explosiva entre o rock e a música de dança. Foram capazes de evoluir e não desiludir quem os tinha admirado no primeiro álbum, e canções como "TV Friend", "The plot", "Trickster", "Keep me in my place", "Office clerck" e "I lost my voice", são do melhor que a banda já fez.

- FRANZ FERDINAND - TONIGHT

Provavelmente o disco que mais dividiu os fãs da banda. Quanto a mim, não houve e não há dúvidas quanto à qualidade do terceiro disco de originais dos escoceses Franz Ferdinand. Foram bastante inteligentes na forma como abordaram este Tonight, criando um som onde as canções respiram, o baixo e a bateria trocam mimos carnais e os teclados vintage dão cor. Mais orgânico e com algumas das melhores canções feitas até ao momento. Tonight é, para mim, o melhor da discografia dos Franz Ferdinand.

- THE BIG PINK - A BRIEF HISTORY OF LOVE
Boa surpresa. Estrearam-se este ano com este fantástico debut que transborda de óptimas canções. É música imponente, feita de pedaços de rock com electrónica sofisticada. Os refrões estão sempre presentes e é difícil resistir a canções que nos fazer viajar mentalmente. "Count Backwards from ten" termina o disco de uma forma sublime.

- YEAHS YEAH YEAHS – IT’S BLITZ
As palavras são muito poucas para descrever o disco..da minha vida! Sim leram bem. Por muito que reconheça que é preciso levar o seu tempo a dizer estas coisas, ninguém me vai apagar o que este álbum representa para mim, e as óptimas recordações que tenho dele. Com uma excelente produção, nunca antes ouvida em trabalhos anteriores, os yeah yeah yeahs arrancaram um disco sublime composto por canções densas e sonhadoras. 3h da manha, não conseguia dormir, levantei-me, leguei o mp3, e do meu quarto, 10ºandar, via a cinzenta LODZ cheia de neve…ao som, pela primeira vez, de Skeletons..

- JULIAN CASABLANCAS - PHRAZES FOR THE YOUNG
Não foi agora, já foi em 2001 que Casablancas e restantes elementos me marcaram com o seu estreante “Is This It?” . Julian Casablancas sempre demonstrou ser um rapaz intelegente e cool. Sempre o admirei pela sua maneira de cantar, pela sua escrita irónica e pela sua postura. Foi com “First Impressions of the earth”, com os The Strokes, que Casablancas mostrou o seu melhor momento de melancolia vocal e escrita. Agora, a solo, explora sentimentos ainda mais complexos, desde a pop, ao rock como ao glamour de baladas de wiscky na mão. Nunca o vimos assim tão “camaleão”….e vibrante!

//////////////////////////////////////////////

Filmes:

Flime do ano : MOON

MOON, DUNCAN JONES
PUBLIC ENEMIES, MICHAEL MANN
THE HURT LOCKER, KATHRYN BIGELOW
DUPLO AMOR, JAMES GRAY
VALQUIRIA, BRYAN SINGER
GRAN TORINO, CLINT EASTWOOD
A TROCA, CLINT EASTWOOD
DISTRIC 9, NEIL BLOMKAMP
CAPITALISMO UMA HISTORIA DE AMOR, MICHAEL MOORE

////////////////////////////////////////////////

E assim termina um ano que foi em cheio a nível pessoal. Quanto ao resto, tivemos muitos e bons discos e óptimos filmes. DESEJO, aos clientes desta casa, um 2010 melhor do que 2009.
Boas Entradas e um feliz 2010.

4 comentários:

Breites disse...

Curiosamente "It's Blitz!" esteve até quase à última hora para ser o meu "álbum do ano"... Boas escolhas, revejo-me em grande parte delas.

Um 2010 em cheio, recheado de boa música, são os votos do WPAMH!

abraço

playlist disse...

Breites, Obrigado!!

Um gnd abraço e tudo de bom em 2010para ti.

STEREO BEATBOX disse...

Boas escolhas! Concordo com grande parte delas.

As minhas estão aqui:
http://stereobeatbox.blogspot.com/2009/12/best-of-2009.html

Um abraço
Pedro,
www.stereobeabox.blogspot.com

playlist disse...

Stereo beatbox, obrigado e volta sempre.

Um abraço.