terça-feira, maio 31, 2011

OFF-TOPIC:: 10 ANOS DEPOIS.



















Clube da cidade invicta, fundado em 1903, por jovens ingleses trabalhadores da gigante Fábrica Graham que ficava na zona do Foco, perto do actual estádio.

Graças a dois dos jovens, Harry e Dick Lowe, que, ao receberam do pai uma bola importada da Inglaterra, tiveram a coragem de se aventurarem, juntamente com amigos, na criação de um clube depois de encontrados os terrenos.

Nascia assim o The Boavista Footballers. Dois anos depois, o clube contava já com um grande número de sócios ingleses e portugueses que se aliaram em torno do objectivo comum de construir um campo de jogos na zona do Bessa.

Em 1910 é adoptado o nome actual, Boavista Futebol Clube, resultado da primeira "crise" no clube devido ao não consenso quanto à data dos jogos, pois os ingleses tinham a tradição de jogar aos sábados enquanto que em Portugal os sábados eram dia de trabalho, o que dividiu o clube. A assembleia ditou que os jogos fossem ao Domingo, dia preferido dos portugueses para prática de futebol. O resultado provocou uma mudança na direcção e no nome do clube.

Mas outra "crise" viria a acontecer em 1914, com o inicio da primeira guerra mundial que fez com que os jovens jogadores ingleses do Boavista fossem defender a pátria, deixando assim o clube orfao de jogadores. Muitos dos que partiram não voltaram a ser vistos.


O clube portuense continuou a lutar também na estética, pois estava difícil encontrar um equipamento que agradasse aos sócios do clube. Depois de vários equipamentos, a maioria com cariz sombrio e fúnebre, só em 1933 é que se encontrou o equipamento ideal.

Depois do presidente daquela altura, Artur Oliveira Valença, homem de convicções fortes, apaixonado pela cultura, empresário, escritor e fundador do jornal "Sports", ter ido a França ver as modas e ver uma equipa de futebol francesa a alinhar de xadrez, não hesitou em trazer/copiar a idea para o equipamento boavisteiro.

Correu em direcção a Portugal, para divulgar a idea do novo equipamento e oficializar o actual e mítico equipamento axadrezado do clube do bessa.

O Boavista bateu o Benfica por 4-0, na estreia do equipamento axadrezado.
Nesse mesmo encontro, o Boavista torna-se a primeira equipa a aderir à profissionalização, feito único em Portugal na altura.

Por ser um clube que respirava correntes futuristas para a época, o Boavista, devido a essa decisão, mudou para sempre o futebol profissional em Portugal. Ainda assim, o feito valeu ao clube um ano de suspensão.

Estavam reunidas as condições base para a construção do Boavistão que conta com dezasseis modalidades, tanto profissionais como amadoras. No futebol profissional sénior conta com 5 Taças de Portugal, 3 Super Taças de Portugal, Vice-Campeão Nacional (74/75; 98/99; 2001/2002), Campeão Nacional (2000-2001), Segunda fase da liga dos Campeões(2001/2002), Meias-Finais Taça UEFA(2002-2003), estatuto de clube europeu devido às suas inúmeras presenças na Taça UEFA.

Hoje, mergulhado numa profunda crise económica, o Boavista luta com a sua bravura para não morrer, desde que ficou conhecida a decisão de despromoção do principal escalão de futebol, em 2008.

Contudo, o boavista festejou no passado domingo a festa do título de Campeão Nacional(2000/2001). Contou com muitos boavisteiros e muitas caras conhecidas do clube.

É esta a razão pela qual escrevo hoje. É o meu clube de sempre, do qual me orgulho apoiar, e nunca é demais lembrar a enorme história deste clube portuense..seja num blog de música.

Parabéns Boavista F.C!!
















Foto: Boavista nos anos 80.

Sem comentários: